sábado, 10 de julho de 2010

[Matemática] Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula: Cálculo – Carl B. Boyer

Nos últimos anos, vem se notando nos meios matemáticos preocupados com o ensino um certo empenho em valorizar a história da matemática como recurso didático. As manifestações nesse sentido são diversas, culminando com a inclusão de uma disciplina específica sobre o assunto nos currículos de vários cursos de licenciatura em matemática.



Essa tendência nos parece sobremaneira auspiciosa, sendo de lamentar apenas não ter ocorrido bem antes. A matemática desde os seus primórdios entrelaça-se tão intimamente com a história da civilização, sendo mesmo uma das alavancas principais do progresso humano, que sua história é não só altamente motivadora em termos de ensino como também muito rica em aspectos culturais.



Sendo, indubitavelmente, a limitação bibliográfica um dos fatores a obstarem um aproveitamento maior da história da matemática no ensino, acreditamos que a publicação do presente texto, pelas suas virtudes e especificidades, vem em boa hora.



Trata-se do capítulo sobre o cálculo, do livro Histórical Topics for The Mathematics Classroom, do respeitável National Council of Teachers of Mathematics (NCTC) dos Estados Unidos, escrito para “auxiliar o ensino de matemática a partir de uma perspectiva histórica”. Ou seja, a história da matemática nessa obra não se constitui apenas em informação ou erudição, mas também em material didático a ser usado, direta ou indiretamente, na sala de aula. Outras proposições que nortearam o NCTM quanto a essa obra foram: a) a não-exigência de pré-requisitos específicos por parte do leitor; b) a possibilidade de servir de motivação para professores e alunos com vistas a estudos correlatos; c) servir de referência para cursos superiores relativos à história ou ao ensino da matemática; d) atender a todos os níveis escolares.



O texto consta de duas partes. A primeira é uma visão gerai cujo objetivo é dar ao leitor um quadro tão amplo quanto possível do desenvolvimento histórico do cálculo; a segunda é formada de cápsulas que põem em relevo detalhes e episódios importantes da história do cálculo. Embora possam ser lidas independentemente, essas cápsulas servem de comple-mentação à visão geral que as precede.



Da mesma obra da NCTM, a Atual Editora já publicou cinco fascícu-’ los abrangendo os cinco capítulos da matemática elementar. O presente volume é, de uma certa forma, uma coroação do empreendimento anterior, pois o cálculo, embora entre nós não figure habitualmente no currículo de matemática do segundo grau, é (em parte talvez por isso mesmo) a grande ênfase da primeira série dos cursos universitários da área de ciências exatas. Isso sem falar que as questões de que surgiu se inserem nos primórdios da história da matemática e se apresentam freqüentemente nos níveis elementares de ensino desde muito cedo (áreas e volumes, por exemplo). Voltando às considerações iniciais, acreditamos que o presente texto, na síntese agradável de sua visão geral e nos detalhes envolventes de suas cápsulas, aliando leveza de linguagem a rigor, poderá contribuir significativamente, com os volumes anteriormente publicados, para consolidar o papel didático-cultural da história da matemática no ensino.



DOWNLOAD- Via Rapidshare



DOWNLOAD- Via Sharebee

Fonte: PDL / Categoria: Didáticos, Didáticos, Cursos e Apostilas, Exatas, Técnicos e Científicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário